Cadeira adutora: Para que serve, Como executar e Dicas

cadeira adutora - Para que serve - Como executar - Dica - Vídeo demonstrativo

Últma atualização em Olá leitores do Treino Total, hoje iremos falar sobre a cadeira adutora, um excelente exercício e que eu gosto bastante, por conseguir dar mais estabilidade em outros exercícios de perna, e para aumentar a força.

Creatina Grande Atleta Suplementos

Para que serve

cadeira adutora

O exercício cadeira adutora é considerado um exercício simples. É realizado em um equipamento específico, que trabalha de forma intensa e funcional, solicitando os músculos adutores das pernas e do quadril.

Os músculos localizados nessa região são músculos menores, por isso normalmente é utilizado uma carga menor do que costuma utilizar em outros treinos de perna.

O exercício na cadeira adutora pode trazer alguns benefícios para fortalecimento e estabilização do quadril, além de melhorar a resistência da musculatura das pernas.

O exercício basicamente consiste em aduzir o quadril, sentindo a musculatura da parte inferior das coxas, num movimento de abrir e fechar as pernas.

Músculos solicitados

cadeira adutora

Os músculos solicitados no exercício realizado na cadeira adutora, são: os adutores da perna sendo eles, adutor longo, adutor magno e adutor curto (são músculos responsáveis por fazer o movimento de abertura e fechamento das pernas), também são solicitados os músculos grácil e pectíneo.

Execução correta

Embora seja um exercício simples, é importante seguir um passo a passo para garantir uma execução correta.

Antes de iniciar o exercício, ajuste a máquina de acordo com sua altura e de forma que fique confortável, de forma que seus joelhos fiquem alinhados com o eixo da máquina.

Em seguida, sente-se na cadeira com as costas retas e os pés apoiados nos pedais da máquina, mantendo as pernas afastadas.

Utilize a força das pernas para abrir e fechar a máquina, mantendo o controle do movimento durante toda a execução.

Realize o número de repetições de acordo com sua rotina de treino.

Dicas

cadeira adutora

Listamos abaixo algumas dicas para que seja realizado um exercício mais seguro e eficaz.

  • Mantenha as costas retas e o abdômen contraído durante o exercício, sem inclinar-se para frente ou para trás.
  • Respire corretamente, Inspirando ao abrir a máquina e expirando ao fechá-la.
  • Antes de depois de realizar o exercício, faça alongamentos para relaxar os músculos adutores e evitar dores ou lesões.
  • Faça combinações com outros exercícios para fortalecimento das pernas, para ter assim melhores resultados físicos e estéticos.

Uma outra dica para potencializar seu treino de pernas é o Leg Press 45°, um excelente exercício para quem quer desenvolver glúteos e quadríceps.

Conclusão

O exercício na cadeira adutora é uma opção simples e também eficaz para trabalhar os músculos de adução das pernas e do quadril.

X-Poten Grande Atleta Suplementos

Mesmo que os músculos adutores sejam menores em relação a outras musculaturas, são responsáveis por realizar o movimento de abertura e fechamento das pernas, desempenhando um papel importante na estabilidade do quadril e na resistência muscular das pernas.

O exercício na cadeira adutora é realizado em um equipamento específico e é uma forma intensa e funcional de trabalhar esses músculos.

Para realizar o exercício de forma correta, é importante seguir alguns passos como, ajustar a máquina de acordo com a altura e a posição dos joelhos, manter as costas retas e os abdominais contraídos durante todo o movimento, além de respirar corretamente.

Alongar antes e depois do exercício é importante para relaxar os músculos adutores e prevenir lesões.

Mesmo que o exercício na cadeira adutora seja eficaz individualmente, fazer combinações com outros exercícios de fortalecimento das pernas pode potencializar os resultados físicos e estéticos.

Uma rotina de treino regular e adequada é essencial para obter resultados consistentes.

Além disso, é importante lembrar que, como em qualquer atividade física, a execução correta do exercício é muito importante para ter resultados esperados e evitar que gere lesões.

Segue sendo importante também seguir um passo a passo e algumas dicas, como manter as costas retas e o abdômen contraído, respirar corretamente e ajustar a máquina de acordo com a altura, são essenciais para executar o exercício com segurança e obtenção de ótimos resultados.

O que é a tensão adutora

O estudo realizado por John Kiel e Kimberly Kaiser em janeiro de 2023 constatou que a tensão eu também conhecida como lesão do adutor é bem comum em atletas de qualquer modalidade, sendo conhecida por uma dor na virilha, aquela dor que da uma fisgada, que incomoda bastante.

Eu mesmo ja tive essa lesão quando jogava bola.

O complexo do adutor consiste em 3 músculos: longo, curto e magno.

Que comumente que o adutor longo seja lesionado, trazendo desconforto na região pélvica ao andar ou mexer a perna, o mais adequado é repousar o máximo possível a perna em que lesionou.

Para ver mais sobre o estudo realizado pela Pubmed, acesse o link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29630218/

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre a cadeira adutora.

Caso tenha alguma dúvida ou observação, deixe seu comentário logo abaixo.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, para eles melhorarem os resultado em seu treino de pernas através das dicas do exercício cadeira adutora.

Os artigos publicados pela equipe do Treino Total são desenvolvidos por especialistas em áreas diversas como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e outros colaboradores dedicados à promoção da saúde e do esporte. Com rigor técnico e comprometimento com a qualidade da informação, nossos artigos têm como objetivo fornecer dicas e orientações valiosas para quem busca melhorar seu desempenho físico e bem-estar. Confie no conhecimento de nossa equipe e alcance seus objetivos de maneira segura e eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui