Encolhimento de ombros com barra: Para que serve, Como executar e Dicas

encolhimento de ombros com barra - Como executar - Para que serve - Dicas - Vídeo demonstrativo

Últma atualização em Olá leitores do Treino Total, hoje iremos falar sobre o encolhimento de ombros com barra, um excelente exercício e que eu gosto bastante, por conseguir dar bastante ênfase no trapézio superior com as dicas que iremos passar.

Creatauro Grande Atleta Suplementos

Deixando o trapézio hipertrofiado, deixa o corpo muito mais simétrico e com uma aparência muito mais bela e forte.

Para que serve

encolhimento com os ombros

O exercício de encolhimento dos ombros é um movimento de musculação com intenção de fortalecer os músculos dos ombros e do pescoço, dando ênfase nos músculo trapézio descendente.

É um exercício realizado com uma barra ou halter e consiste em erguer os ombros mantendo a escapula em adução e manter nessa posição por alguns segundos antes de relaxar a musculatura novamente.

Os músculos do trapézio possuem um papel importante na estabilidade dos ombros e do pescoço, e o encolhimento dos ombros auxilia na melhora da postura e também na prevenção de lesões em rotinas que exigem movimentos de força.

Esse exercício pode variar, sendo feito com a barra na frente do corpo, que é considerado mais fácil, ou com a barra na parte de trás do corpo, que é considerado mais difícil pela posição da barra, e por isso a carga que é usada na frente não será a mesma que atrás, a direção do movimento continua a mesma.

Seguindo a lógica de execução de qualquer exercício de musculação, é importante ter cuidado ao fazer o encolhimento dos ombros e usar a técnica certa para minimizar o risco de lesões.

Também é interessante lembrar que a realização de exercícios isolados para um músculo específico não é suficiente para um treino completo, procure variar nos treinos para não sobrecarregar apenas uma região.

Músculos trabalhados

encolhimento com os ombros

O exercício de encolhimento de ombros com barra é um exercício que trabalha principalmente os músculos do trapézio, mas também recruta outros músculos para estabilizar a coluna vertebral e os ombros durante o movimento.

Os músculos do trapézio são um grupo de músculos que se estendem abaixo na nuca até o meio das costas e se dividem em três porções: o trapézio superior, o trapézio médio e o trapézio inferior, porém tem maior ênfase no trapézio superior, conhecido também como trapézio descendente, que é responsável por elevar as escápulas e girá-las para trás.

Secundariamente também ativa os músculos do pescoço.

Execução – Como fazer o encolhimento de ombros com barra

Considerado um dos melhores exercícios para o treino de trapézio, veja logo abaixo o passo a passo de como executar corretamente o encolhimento de ombros com barra.

  • De pé, segure uma carga próximo ao corpo, sem flexionar os cotovelos.
  • Encolha os ombros de forma que pareça que irá encostar nas orelhas, com as escápulas aduzidas.
  • Evite movimentação do pescoço, pois pode tirar o foco de exercer a musculatura do trapézio.

Dicas

encolhimento com os ombros

Nós separamos 11 dicas para auxiliar você a executar o exercício

Deixe as costas retas.

Creatauro Grande Atleta Suplementos

Segure o peso com uma pegada firme.

Mantenha os braços retos durante o movimento, sem flexionar os cotovelos.

Levante os ombros em direção às orelhas, sem mexer a cabeça.

Abaixe lentamente os ombros de volta para a posição de início.

Mantenha o movimento controlado e sem se balançar.

Use uma carga de acordo com o que suporta.

Descanse entre as séries para que não haja fadiga excessiva.

Aumente aos poucos a intensidade do exercício com cargas mais pesadas ou mais repetições.

10° Evite rotacionar os ombros durante o movimento, para não ter lesões.

11° Foque na técnica corretamente para que não tenha uma tensão excessiva no pescoço ou nas costas.

Conclusão

O encolhimento de ombros com barra é um exercício importante no fortalecimento dos músculos dos ombros e do pescoço, com ênfase nos músculos trapézio.

Ele ajuda a melhorar a postura e evita lesões em rotinas de força. É de grande importância seguir a técnica correta para que não tenha risco de lesões, e também variar nos treinos para não sobrecarregar apenas uma região.

Esse exercício trabalha não apenas os músculos do trapézio, mas também outros músculos para estabilizar a coluna vertebral e os ombros durante o movimento.

Então é importante manter as costas retas, segurar o peso com uma pegada firme e evitar movimentar o pescoço durante o exercício.

É importante evitar arredondar os ombros durante o movimento e manter o movimento controlado sem se balançar.

É recomendável usar uma carga de acordo com a sua capacidade e aumentar a intensidade do exercício aos poucos com cargas mais pesadas ou mais repetições.

Descansar entre as séries também é importante para evitar fadiga excessiva.

Seguindo as recomendações é possível construir um corpo forte e saudável.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre a encolhimento de ombros com a barra.

Caso tenha alguma dúvida ou observação, deixe seu comentário logo abaixo.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, para eles melhorarem os resultado em seu treino de trapézio através das dicas do exercício encolhimento de ombros com barra.

Os artigos publicados pela equipe do Treino Total são desenvolvidos por especialistas em áreas diversas como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e outros colaboradores dedicados à promoção da saúde e do esporte. Com rigor técnico e comprometimento com a qualidade da informação, nossos artigos têm como objetivo fornecer dicas e orientações valiosas para quem busca melhorar seu desempenho físico e bem-estar. Confie no conhecimento de nossa equipe e alcance seus objetivos de maneira segura e eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui