Crucifixo inverso: Para que serve, Como executar e dicas

crucifixo inverso - Como executar - Para que serve - Dicas - Vídeo demonstrativo

Últma atualização em

Creatauro Grande Atleta Suplementos

Olá leitores do Treino Total, hoje iremos falar sobre o crucifixo inverso, um excelente exercício e que eu faço-o bastante, por conseguir dar bastante ênfase nos músculos solicitados.

Para que serve?

crucifixo inverso

O exercício crucifixo invertido é um movimento que consiste em estender os braços para os lados, em direção oposta ao corpo, sentido as costas, deixando o tronco inclinado, enquanto segura pesos, como halteres ou cabos do crossover.

Essa atividade trabalha os músculos das costas e ombros sendo muito utilizada em rotinas de treino para o fortalecimento muscular e hipertrofia.

Esses exercício permite uma melhor estética ao físico, pois deixa os ombros bem desenvolvidos, além disso melhora a postura.

Com apenas um par de halter e uma execução correta você consegue hipertrofiar essa região dos ombros. Os músculos ativados por esse exercício são principalmente o deltoide posterior e os músculos das costas.

Exercícios como esse, fortalecem as costas prevenindo a coluna vertebral contra lesões e tensões do dia a dia.

Músculos trabalhados

crucifixo inverso

Os principais músculos recrutados no exercício crucifixo inverso são:

Deltóides posteriores: está localizado na parte de trás do do ombro.

Trapézio superior: ou trapézio descendente, é o músculo localizado abaixo da nuca, que é responsável pela elevação dos ombros.

Romboides: músculo localizado abaixo do trapézio medial localizado abaixo do trapézio superior, é responsável por movimentos dos ombros e braços.

É importante lembrar que a ativação desses músculos pode variar de acordo com a técnica utilizada e o peso utilizado no exercício.

Execução

A execução correta do exercício crucifixo inverso é importante para evitar lesões e obter os resultados desejados. Seguem abaixo algumas orientações:

1° Posição inicial: De pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros, joelhos ligeiramente flexionados. Segure os halteres com a pegada pronada, mãos voltadas para a perna, com os braços ao lado do corpo.

Creatauro Grande Atleta Suplementos

2° Movimento: Mantendo os braços levemente flexionados, levante-os para os lado, abrindo os braços, até que estejam na altura dos ombros.

3° Posição final: Pause por 1 segundo no topo do movimento e, em seguida, abaixe os braços de volta à posição inicial.

4° Respiração: Controle a respiração durante todo o movimento, prenda a respiração quando for fazer força, assim você ira conseguir fazer mais força, mas cuidado para não desmaiar, caso tenha duvidas sobre a respiração, deixe um comentário que explicaremos melhor.

5° Quantidade de repetições: Realize de 8 a 12 repetições por série, de 2 a 3 séries por treino.

Dicas para execução

crucifixo inverso

Listamos abaixo 15 dicas para executar o exercício crucifixo inverso com segurança e eficácia:

  • Escolha o peso correto: Comece com um peso leve e aumente gradualmente, conforme se sentir confortável.
  • Mantenha uma boa postura: Mantenha as costas retas e as escápulas aduzidas, durante todo o exercício.
  • Mantenha os cotovelos ligeiramente dobrados: Não estenda completamente os cotovelos durante o movimento.
  • Não force os ombros para a frente: Mantenha os ombros para trás durante todo o exercício.
  • Não arqueie as costas: Mantenha a coluna neutra e evite arquear as costas durante o movimento.
  • Não mova a cabeça: Mantenha a cabeça alinhada com a coluna e evite movimentos bruscos.
  • Use a respiração correta: Expire ao levantar os braços e inspire ao abaixá-los.
  • Realize o movimento de forma lenta e controlada: Evite balançar os braços durante o movimento.
  • Não levante os halteres acima da altura dos ombros: Levante os halteres até a altura dos ombros e não acima dela, ao passar da linha dos ombros, o risco de lesão é maior.
  • Descanse entre as séries: Descanse de 30 segundos a 1 minuto entre cada série.
  • Não faça o exercício se sentir dor: Se sentir dor durante o exercício, pare imediatamente e procure orientação.
  • Faça o exercício em um ambiente seguro: Certifique-se de que o ambiente em que está realizando o exercício é seguro e livre de obstáculos.
  • Se necessário use um espelho para verificar a técnica: Use um espelho para verificar a técnica e corrigir quaisquer erros.
  • Não use os pulsos para levantar os halteres: Use os músculos das costas e dos ombros para levantar os halteres, mantenha o punho firme.
  • Mantenha uma rotina de exercícios regular: Faça o exercício regularmente para obter melhores resultados.

Conclusão

O exercício crucifixo inverso, é um exercício muito eficaz para fortalecer os músculos das costas e dos ombros.

Se encaixa em diversas formas de treino e pode ser realizado com halteres ou com uma máquina específica para o exercício.

Além disso, pode ser ajustado para ser mais fácil ou mais difícil, tornando-o adequado para pessoas em diferentes níveis de condicionamento físico.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre crucifixo inverso. Caso tenha alguma dúvida ou observação, deixe seu comentário logo abaixo.

não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, para eles melhorarem os resultado em seu treino de trapézio e deltoide.

Os artigos publicados pela equipe do Treino Total são desenvolvidos por especialistas em áreas diversas como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e outros colaboradores dedicados à promoção da saúde e do esporte. Com rigor técnico e comprometimento com a qualidade da informação, nossos artigos têm como objetivo fornecer dicas e orientações valiosas para quem busca melhorar seu desempenho físico e bem-estar. Confie no conhecimento de nossa equipe e alcance seus objetivos de maneira segura e eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui