Elevação lateral: Para que serve, Como executar e Dicas

elevação lateral - Como executar - Para que serve - Dicas - Vídeo demonstrativo

Últma atualização em Olá leitores do Treino Total, hoje iremos falar sobre a elevação lateral, um excelente exercício para o treinamento dos ombros, eu gosto bastante por conseguir isolar bem o deltoide lateral, leia até o final e veja tudo sobre esse assunto.

Creatauro Grande Atleta Suplementos

Para que serve?

elevacao lateral exercicio

O exercício de elevação lateral tem como principal objetivo fortalecer os músculos dos ombros, além de ajudar a manter a postura correta na porção torácica e cervical da coluna vertebral.

Com apenas dois halteres é possível trabalhar a musculatura dos deltoides de forma eficiente e isolada.

É correto afirmar também que fortalecer os ombros é importante para evitar problemas como tendinite e bursite por exemplo, além do mais, ajuda também a melhorar a execução de atividades do dia-a-dia como levantar objetos.

Ainda existem algumas dúvidas quanto à elevação lateral com cotovelos flexionados e com os cotovelos estendidos, a elevação lateral realizada com os cotovelos flexionados em 90° graus tem uma maior ênfase no deltoide medial em comparação com a elevação lateral realizada com os cotovelos estendidos.

Isso indica que variações no ângulo do cotovelo durante a elevação lateral podem influenciar a ativação dos músculos do ombro.

A elevação lateral pode ser utilizada em conjunto com exercício de desenvolvimento Arnold que se encaixa em um treino para fortalecimento dos ombros sendo uma boa opção para o tratamento de tendiopatia do manguito rotador.

Uma vez que realizado de maneira inadequada, pode causar sérias lesões, por isso como sempre, indicamos acompanhamento de um profissional.

Músculos recrutados

elevacao lateral exercicio

– Deltoide anterior

– Deltoide medial

– Deltoide posterior

– Músculo infraespinhal

– Trapézio

Execução correta

Fique em pé, mantenha os pés na largura do quadril;

Creatauro Grande Atleta Suplementos

Deixe a postura ereta e firme pois o tronco precisa oferecer estabilidade para o movimento.

Mantenha uma leve adução nas escapulas, pois quando não, pode interferir diretamente na solicitação do músculo recrutado.

Mantenha os braços posicionados ao lado do corpo com uma pegada pronada;

Deixe os cotovelos levemente flexionados;

Pegue um halter em cada mão, a carga será de acordo com o que você consegue.

Em seguida, eleve os braços lateralmente, até que os halteres e cotovelos fiquem à altura dos ombros.

Dicas

elevacao lateral exercicio

 Abaixo listamos algumas dicas para ter uma execução correta e segura:

  • Evite inclinar o tronco para frente ou para trás: Quando inclinado perde ênfase nos principais músculos, podendo também ser causa de uma lesão.
  • Não elevar os braços muito acima da linha dos ombros: Quando a carga é levantada acima da linha dos ombros, é forçada a articulação podendo assim, causar lesões;
  • Reduzir a carga e priorizar o movimento correto: Quando priorizado a carga ao invés da execução correta, existe uma chance maior de se lesionar, pois sua preocupação será em levantar a carga ao invés de entender o movimento, e fazer a solicitação correta do musculo;.
  • Não faça movimentos rápidos: Mantenha a sua concentração na execução correta e em sentir a musculatura dos ombros, sem pressa.

Conclusão

A elevação lateral é um exercício importante para a hipertrofia dos ombros e para a prevenção de lesões nessa região do corpo.

A elevação lateral é capaz de recrutar os músculos do deltoide anterior, medial e posterior, e também o músculo infraespinhal e o trapézio.

É uma ótima opção para o fortalecimento dos músculos dos ombros, tanto em pessoas já saudáveis quanto em pessoas que apresentam problemas nessa região, como tendinite e bursite

Se realizado de forma correta trás um resultado eficiente.

Para executar esse exercício corretamente você deve ter atenção e evitar de inclinar o tronco para frente ou para trás, não elevar os braços muito acima da linha dos ombros, reduzir a carga e se atentar a execução correta, não fazer movimentos rápidos,

Esse exercício pode ajudar até mesmo nos movimentos do dia-a-dia, de empurrar ou puxar objetos.

Por mais que seja um exercício considerado simples, é importante realizar de forma correta e segura.

Nesse exercício seu tronco será o maior estabilizador do movimento, sem deixar de lado também a necessidade de manter firmeza no punho.

Procure sempre utilizar uma carga suportável, e conforme for melhorando a execução, faça progressão de carga.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre a elevação lateral.

Caso tenha alguma dúvida ou observação, deixe seu comentário logo abaixo.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, para eles melhorarem os resultado em seu treino de ombros através das dicas do exercício elevação lateral

Os artigos publicados pela equipe do Treino Total são desenvolvidos por especialistas em áreas diversas como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e outros colaboradores dedicados à promoção da saúde e do esporte. Com rigor técnico e comprometimento com a qualidade da informação, nossos artigos têm como objetivo fornecer dicas e orientações valiosas para quem busca melhorar seu desempenho físico e bem-estar. Confie no conhecimento de nossa equipe e alcance seus objetivos de maneira segura e eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui