Elevação frontal: Para que serve, Como executar e Dicas

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Últma atualização em Olá leitores do Treino Total, hoje iremos falar sobre a elevação frontal, um ótimo exercício para hipertrofia dos ombros, dando um volume e aspecto musculoso.

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Para que serve?

elevação frontal

A elevação frontal é um exercício que tem como alvo os músculos do ombro, com maior prioridade o deltoide anterior, a porção posterior e lateral também tem uma menor ativação nesse exercício.

O treino consiste em segurar pesos em frente do corpo e elevar a carga até a altura dos ombros.

É considerado um treino seguro e com bons resultados para pessoas com histórico de lesões no ombro porque ajuda na estabilidade do ombro.

O exercício de elevação frontal pode ser facilmente adicionado a sua rotina de treino de ombros, juntamente com outros exercícios para fortalecer a região dos ombros.

Visto isso, é importante que para ter bons resultados, seja feita uma variação dos exercícios e incluir movimentos que trabalhem os músculos do ombro de diferentes ângulos.

Como sempre lembramos vocês, segue sendo de suma importância a utilização da carga adequada para seu nível de condicionamento físico, sem exagerar para não se lesionar.

Músculos recrutados

elevação frontal

O exercício de elevação frontal é usado para fortalecer os músculos do ombro, principalmente o músculo deltoide anterior.

Mas, também existe a participação do deltoide lateral e posterior durante o movimento.

Outros músculos podem ser recrutados durante o movimento, incluindo o peitoral e flexores do punho.

A ativação muscular durante esse treino pode variar de pessoa para pessoa, isso irá depender da técnica de execução, da carga utilizada e da anatomia de cada um.

Execução correta

A execução correta do exercício de elevação frontal pode ser dividida em algumas etapas:

  • Em pé com os pés afastados na largura dos ombros
  • Segure uma barra ou halteres na frente do corpo com a pegada pronada (palma das mãos voltadas para baixo).
  • Deixe os braços estendidos na frente do corpo e levante a barra ou halteres até a altura dos ombros, aproximadamente num ângulo de 90° graus
  • Em seguida, abaixe a barra ou halteres controlando o movimento, até voltar a posição inicial.
  • Repetir o movimento de acordo com o que foi indicado.

Dicas

elevação frontal

Listamos abaixo, 15 dicas para realizar o exercício de elevação frontal:

Inicie com uma carga leve e aumente de acordo com seu desenvolvimento no treino.

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Fique com a postura correta, com os ombros para trás e para baixo, durante todo o movimento.

Use uma pegada pronada (com as palmas das mãos voltadas para baixo.)

Mantenha os cotovelos firmes.

Levante a barra ou halteres apenas até a altura dos ombros e não acima disso.

Desça a barra ou halteres controlando o movimento para nao se lesionar.

Mantenha uma respiração adequada, inspirando ao levantar a barra ou halteres e expirando ao abaixar.

Evite balançar o corpo para levantar o peso e concentre a força nos músculos do ombro.

Faça uma pausa (isometria) curta no topo do movimento para contrair os músculos do ombro.

10° Evite usar impulso para levantar a barra ou halteres (a famosa “roubada”)

11° Mantenha o pescoço reto e olhando para a frente durante todo o movimento.

12° Mantenha as costas retas durante todo o movimento para evitar lesões.

13° Use a técnica correta para garantir que você esteja trabalhando os músculos corretos.

14° Não force o movimento se estiver sentindo dor ou desconforto.

15° Consulte um profissional caso ainda tenha alguma dúvida sobre a execução do exercício.

Conclusão

A elevação frontal é um exercício para fortalecer a musculatura dos ombros, principalmente o deltoide anterior, e melhorar a estabilidade do ombro.

Sendo um exercício seguro para pessoas com histórico de lesões no ombro, desde que seja executado corretamente com uma técnica adequada e com pesos apropriados.

É importante lembrar que a elevação frontal é apenas um dos muitos exercícios que podem ser usados para treinar os músculos do ombro, e a inclusão de uma variedade de movimentos que trabalhem os músculos do ombro de diferentes ângulos é importante para ter melhores resultados.

A ativação muscular durante o exercício pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da técnica de execução, da carga utilizada e da anatomia individual.

Portanto, é recomendável que um profissional acompanhe a realização do exercício para garantir que ele seja feito de maneira correta.

Além disso, é importante lembrar de seguir as dicas fornecidas, como manter uma postura correta, controlar o movimento e escolher uma carga apropriada para evitar de se lesionar.

O treino de elevação frontal é valioso para fortalecer os músculos do ombro e melhorar a estabilidade do ombro.

Porém é importante incluir uma variedade de movimentos para trabalhar os músculos do ombro de diferentes ângulos e seguir uma técnica adequada e as dicas fornecidas para evitar lesões.

Com um treinamento de força adequado e constante, pode-se ter benefícios para a saúde e a forma física geral.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre a elevação frontal.

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