Bíceps: Melhores Exercícios, Como fazer e músculos envolvidos

Últma atualização em

Braços hipertrofiados é um dos principais objetivos estéticos de muitos frequentadores de academias, principalmente os do sexo masculino. Para isso é necessário aumentar o volume de treino, principalmente voltados para bíceps.

Creatauro Grande Atleta Suplementos

No artigo de hoje discutiremos a importância de se treinar esse grupo muscular para além da estética, as porções que compõe esse músculo e listaremos os principais exercícios com suas respectivas execuções para obter melhores resultados.

O que são os bíceps? Qual sua importância?

Os bíceps, ou bíceps braquial, é um músculo localizado na porção anterior do braço, entre o ombro e o cotovelo. Esse músculo possui esse nome por ser constituído de duas porções (“cabeças”) com origens distintas, porém uma mesma inserção. É dividido nas seguintes porções:

  • Cabeça longa: cuja origem é o tubérculo supraglenoidal
  • Cabeça curta: cuja origem é o processo coracoide da escápula

Tanto a cabeça longa como a cabeça curta compartilham a mesma inserção: a tuberosidade radial e aponeurose do bíceps braquial.

Além dos bíceps, a porção superior anterior do braço conta com outros dois músculos importantes: braquial e coracobraquial.

Em relação a função, os bíceps são responsáveis por executar o movimento de flexão do cotovelo e supinação do antebraço (virar a palma da mão para cima).

Treinar bíceps é importantíssimo para melhorar o desempenho em outros exercícios, em especiais aqueles voltados para costas. Os bíceps são extremamente requisitados em exercícios como remadas e puxadas.

Principais exercícios para desenvolver os bíceps

Como citado anteriormente, existe ativação do bíceps em exercícios para costas. Entretanto, é possível adicionar exercícios monoarticulares específicos para os bíceps como um complemento para aumentar o volume de treino.

É recomendado que esses exercícios sejam incluídos ao final do treino, após a realização de exercícios complexos multiarticulares. Porém, sempre consulte um profissional de educação para uma prescrição individualizada.

1° Rosca Direta

rosca direta

1- Na rosca direta pegue dois halteres ou uma barra (de preferência a W). Permaneça em pé, com os halteres posicionados na frente do corpo e braços estendidos, com as mãos posicionadas com as palmas para frente (posição supinada)

2- Mantenha as costas bem eretas

3- Realize o movimento de flexão do cotovelo, trazendo a carga em direção ao seu peito. Lembre-se de deixar os cotovelos fixos. Somente seu antebraço irá se mover

4- Após flexionar seu cotovelo ao máximo, retorne a posição inicial descendo a carga lentamente

5- Repita os passos 3 e 4 até executar o número de repetições prevista no seu programa de treinamento.

Creatauro Grande Atleta Suplementos

2° Rosca Alternada

rosca alternada

1- Na rosca alternada, pegue dois halteres e posicione-os em frente ao corpo, com os braços estendidos e com as mãos em posição supinada.

2- Realize o movimento de flexão de cotovelo com apenas um dos braços

3- Enquanto retorna a posição inicial, comece o movimento de flexão de cotovelo com o braço que estava parado. Ou seja: você vai executar o movimento de extensão de maneira alternada

4- Execute o número de repetições prevista no seu programa de treinamento.

Rosca 21

rosca 21

1- Com dois halteres ou com a barra W, permaneça na posição inicial da rosca direta

2- Eleve a barra ou os halteres até próximo ao seu peito. A partir dessa posição, execute o movimento da rosca direta apenas da posição mais alta até seus cotovelos formarem um ângulo de 90 graus. Realize 7 repetições desse movimento.

3- Leve a barra ou halteres agora para a posição inicial, com os braços estendidos. Realize 7 repetições do movimento de flexão do cotovelo até atingir um ângulo de 90 graus.

4- Na última parte você executará 7 movimentos completos da rosca direta, abrangendo todo arco de movimento.

5- Execute o número de séries prevista no seu programa de treinamento.

4° Rosca Invertida (ou reversa)

rosca inversa com barra como fazer

A rosca inversa ou invertida é uma variação da rosca direta, com a diferença que devido a posição das mãos também ocorre ativação dos músculos do antebraço.

1- Segure a barra ou halteres na posição pronada (ou seja, com as palmas das mãos viradas para o seu corpo)

2- Levante a carga, executando o movimento de flexão dos cotovelos.

3- Após elevar a carga até o ponto máximo, retorne lentamente a posição inicial

4- Repita os passos 3 e 4 até completar o número de repetições previsto no seu programa de treinamento.

5° Rosca direta na polia

rosca na polia

1- Na rosca na polia, prenda uma barra reta e curta no mosquetão. Ajuste o equipamento e coloque a barra na posição mais baixa, próximo ao chão.

2- Segure a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (pegada supinada)

3- Mantenha as costas retas e o abdômen contraído.

4- Execute o movimento de flexão do cotovelo, levando a barra para próximo do seu peito. Cuidado para não balançar exageradamente o corpo ou movimentar demais seus cotovelos.

5- Retorne a barra para a posição inicial, lentamente

6- Repita os passos 4 e 5 até completar o número de repetições prevista

6° Rosca Martelo

rosca martelo

A rosca martelo é uma variação da rosca direta ou da alternada. A diferença está no posicionamento das mãos. Diferentemente dessas duas primeiras, que usam a pegada pronada, na rosca martelo as mãos permanecem na posição neutra. Por conta disso temos ativação do músculo braquial durante a execução desse exercício.

1- Segure dois halteres e posicione-os ao lado do corpo, mantendo os braços estendidos. Suas mãos devem permanecer na pegada neutra.

2- Realize o movimento de flexão de cotovelos, assim como na rosca direta

3- Eleve a carga até próximo de seus ombros e retorne a posição inicial de maneira controlada

4- Repita os passos 2 e 3 até completar o número de repetições prevista em seu programa de treinamento.

Em caso de dúvidas e sugestões, utilize o espaço abaixo para deixar um comentário. Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas se beneficiem com essas informações!

Bons treinos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui