Calistenia: o que é, seus benefícios e melhores exercícios

calistenia

Últma atualização em Olá, leitores do site Treino Total! Hoje falaremos de uma atividade que tem crescido nos últimos anos, conquistando muitos adeptos ao redor do mundo: a calistenia

Creatauro Grande Atleta Suplementos

O que é a calistenia?

Apesar de parecer novidade, a calistenia é uma atividade física antiga. A própria palavra calistenia vêm do grego kallos(beleza) e sthenos(força). Trata-se de um conjunto de exercícios que envolvem o peso do corpo e movimentos ginásticos, com o objetivo de desenvolver força e resistência.

A calistenia tem se popularizado rapidamente graças as redes sociais. Diversos vídeos contendo pessoas realizando movimentos impressionantes e acrobacias são postados diariamente e viralizado nas redes.

No entanto, não necessariamente a calistenia envolve a realização de movimentos de elevada complexidade. Pessoas de diversos níveis de aptidão e condições físicas podem praticar calistenia, desde que seja adaptada e acompanhada por um profissional capacitado.

Para que serve

A calistenia nada mais é do que um conjunto de exercícios que podem ser utilizados para fortalecimento muscular, desenvolvimento de força, amplitude de movimento e de flexibilidade.

Uma das principais vantagens da calistenia é a sua versatilidade, uma vez que os exercícios requerem somente o peso do corpo, ou então equipamentos simples tais como barra fixa e paralelas, que são facilmente encontrados em parques ou até mesmo possíveis de serem instalados em casa.

A calistenia pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que respeitando as individualidades e limites de cada um.

Como funciona um treino de calistenia?

A calistenia pode ser praticada em parques ou até mesmo dentro de casa.

Alguns exemplos de exercícios de calistenia são:

Clicando em cada link acima, você poderá ver a execução correta de cada exercício de calistenia.

A calistenia também envolve a realização de movimentos acrobáticos, porém geralmente indivíduos mais experientes conseguem realizar.

Diferenças entre musculação e calistenia

Diferentemente da musculação, a calistenia dispõe de poucos materiais para a sua realização (que em geral se limitam a barras).

Sendo assim, pensando em progressão de cargas (que é fundamental para desenvolver força) a calistenia pode ser um pouco limitada nesse aspecto.

Por isso que é fundamental, visando aumentar ou diminuir a intensidade do exercício, a manipulação das seguintes variáveis:

X-Poten Grande Atleta Suplementos

  • Quantidades de membros envolvidos na realização do exercício
  • Amplitude do movimento
  • Braço de alavanca
  • Tipo de contração muscular

Também é possível executar os exercícios junto com outra pessoa, o que caracteriza a chamada calistenia cooperativa.

A calistenia cooperativa pode ser interessante para diminuir ou aumentar a intensidade dos exercícios. Imagine o caso de um iniciante que ainda não consegue realizar barras fixas sozinho.

Um parceiro de treino pode auxiliá-lo na realização do exercício.

Essas variações também estão presentes na musculação. Entretanto, a progressão de carga pode ocorrer sem necessariamente manipular alguma dessas variáveis. Pode ser simplesmente através da carga (ou seja, adicionando mais peso).

Serve para hipertrofia?

É possível hipertrofiar a musculatura através da prática da calistenia. Entretanto é importante destacar que a hipertrofia é um processo crônico, que envolve sobretudo o aumento progressivo do volume de treino e nutrição adequada.

Mesmo utilizando exercícios que envolvem o peso do corpo, a calistenia oferece o estímulo mecânico para que ocorra a sinalização molecular necessária para gerar o aumento de síntese proteica no músculo, o que cronicamente leva ao aumento de massa muscular.

Serve para emagrecer?

A calistenia pode auxiliar no processo de emagrecimento. Além de aumentar o gasto calórico, ela ainda promove uma série de adaptações fisiológicas que ajudam no processo e melhoram a saúde como um todo.

Entretanto, é sempre importante frisar que não existe solução mágica e que o exercício por si só não irá “emagrecer” ninguém.

É necessária a mudança do estilo de vida como um todo e sobretudo, a realização de uma mudança no aspecto nutricional.

Dicas

Procure um grupo de praticantes, de preferência com o auxílio de um profissional de educação física.

Muita atenção aos aspectos técnicos quando estiver aprendendo a fazer os movimentos. Aprender a técnica incorreta pode gerar problemas futuros, por exemplo para aumentar a complexidade do exercício ou então gerando lesões.

Sempre observe a estrutura do local de prática. Alguns parques não dispõem de estruturas (como barras) em bom estado de conservação.

Fazer exercícios nessas condições pode ser um risco, sobretudo em treinos que envolvem a realização de movimentos acrobáticos.

Caiu durante a realização de um exercício e se machucou? Não insista em continuar o treino. Forçar e continuar pode agravar o dano. Uma lesão simples pode se tornar uma lesão grave.

Conclusão

A calistenia é uma alternativa aos treinos de musculação. Nos últimos anos, as redes sociais ajudaram a impulsionar esse conjunto de exercícios, aumentando o interesse da população.

Uma das suas principais vantagens da calistenia é a possibilidade de realizar os exercícios em qualquer lugar, incluindo dentro de casa. Durante a pandemia, com o impedimento de frequentar academias, muitas pessoas se interessaram por exercícios calistênicos para manter uma vida ativa.

Apesar de termos enumerado anteriormente uma série de benefícios e possibilidades que a calistenia pode oferecer, um aspecto não citado é o prazer e o desafio que essa prática pode oferecer.

A calistenia pode ser uma atividade divertida e motivante para muitas pessoas. Esse é provavelmente o benefício mais importante, pois é o que gerará aderência a prática de atividade física.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas e informado mais sobre essa forma de treinamento que tem conquistado tantos adeptos.

Aproveite e compartilhe essas informações com sua família e amigos, através das redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui